O que é dermatofitose?
Primeiramente, vamos esclarecer o que é a dermatofitose. Ela é causada por um grupo de fungos chamados de dermatófitos, que são responsáveis por várias infecções fúngicas da pele semelhantes. Conhecida no contexto médico como tinea corporis, trata-se de uma infecção por fungos na camada superior da pele. Ela normalmente surge na forma de uma erupção vermelha ou prateada que pode ser escamosa, seca, inchada ou irritante. A lesão causada por essa infecção lembra formato de anel.
O anel geralmente se expande conforme a doença progride, enquanto o centro pode sarar e voltar a ter uma coloração normal. A dermatofitose pode aparecer em qualquer lugar do corpo, incluindo o couro cabeludo (tinea capitis), a virilha (coceira genital) ou o pé (frieira ou pé de atleta). A dermatofitose no rosto ou no couro cabeludo pode ocasionar perda parcial de cabelo.
Como a dermatofitose se dissemina?
A dermatofitose é contagiosa, sendo possível pegá-la por meio de contato próximo com objetos contaminados, como lençóis, pentes ou toalhas, uma pessoa infectada, um animal ou — em casos raros — por meio de solo infectado. A dermatofitose também pode ser transmitida de e para diferentes partes do seu corpo. A infecção costuma ser disseminada entre crianças.
Quem pode pegar dermatofitose?
Os fungos responsáveis pela dermatofitose podem entrar facilmente na camada superior da pele se ela ficar macia e úmida por exposição prolongada à água, ou se você tiver pequenos ferimentos ou escoriações. Além disso, corre maior risco se usar chuveiros ou piscinas públicos, uma vez que os fungos se proliferam em ambientes úmidos e quentes. Você também pode pegar dermatofitose se compartilhar escovas ou roupas com uma pessoa infectada.
Sinais e sintomas de dermatofitose
Canesten® oferece um creme e um spray contendo um ingrediente antifúngico. Eles podem tratar sua infecção de dermatofitose e proporcionar alívio dos sintomas.
Lembre-se de que é importante concluir o tratamento inteiro para que ele seja eficaz, mesmo que os sintomas desapareçam e pareça que a infecção está passando.
Quando consultar um médico?
Consulte um médico se a dermatofitose não tiver melhorado após usar o medicamento antifúngico por sete dias. Além disso, considere consultar um médico se tiver dermatofitose no couro cabeludo ou se o seu sistema imunológico estiver enfraquecido.
Se estiver grávida ou for uma pessoa de mais idade, o médico pode lhe informar se pode usar medicamento antifúngico ou recomendar um tratamento alternativo.
Prevenção de dermatofitose
É difícil prevenir a dermatofitose porque o fungo causador é muito comum e contagioso. No entanto, você pode reduzir o risco de se infectar ou transmitir dermatofitose para outras pessoas tendo atitudes saudáveis e higiênicas. Seguem algumas dicas úteis: